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Capacetes: pesquisa revela áreas mais atingidas

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Mensagem por Dieguito Sex maio 08, 2015 5:07 pm

Capacetes: pesquisa revela áreas mais atingidas
Estudo é essencial para o desenvolvimento de produtos cada vez mais seguros

Uma pesquisa divulgada pelo Dr. Dietmar Otte do Medizinische Hochschule de Hannover, na Alemanha, divulgada na internet, aborda a distribuição da localização de impactos em capacetes, resultantes de colisões com motocicletas. O objetivo da pesquisa é servir como subsídio no desenvolvimento do indispensável acessório de segurança, tornando os capacetes cada vez mais adequados à realidade do seu uso.
Conheça os resultados da pesquisa:

Capacetes: pesquisa revela áreas mais atingidas Capacetes_grafico_01_04
A pesquisa tornada pública foi disponibilizada para os fabricantes de capacetes e órgãos mundiais de controle de qualidade de produtos – no caso do Brasil o INMETRO – que deverão usar os dados no desenvolvimento de novos capacetes, com reforço extra nas regiões apontadas como de maior incidência de impactos e também como referência nos testes para homologação de novos capacetes antes de entrarem no mercado.
Capacetes: pesquisa revela áreas mais atingidas Capacete_destaque_01_04
Quando se anda de motocicleta, uma situação bastante perigosa é a sensação de “falsa segurança”, aquela em que cremos estar protegidos por um produto de qualidade e isso não é verdadeiro, mas só descobrimos isso quando é tarde demais. Por isso é que devemos observar a existência do tão criticado sêlo do INMETRO pois ele assegura que o capacete que usamos foi avaliado e está dentro dos critérios mundiais mínimos de segurança.
O instituto que divulgou a pesquisa é respeitado mundialmente, tanto é que o órgão de segurança de tráfego dos EUA e os de certificação de produtos para o mercado norte-americano, altamente exigentes, utilizam os dados dessa pesquisa na homologação dos capacetes vendidos por lá.
Capacetes: pesquisa revela áreas mais atingidas Logo_Inmetro_150x160Complementando estes dados, órgão legislador de trânsito americano divulgou mais dados sobre o tema:
– Os capacetes são responsáveis por 37% de eficácia na prevenção de lesões fatais para os motociclistas e 42 % para os garupas;
– Os capacetes são 67% eficazes na prevenção de lesões cerebrais em acidentes; pilotos sem capacetes estão três vezes mais propensos a ter uma lesão cerebral como resultado de um acidente;
– Lesão na cabeça é a principal causa de mortes decorrentes de acidentes com motocicletas;
– Óculos de proteção específicos para motos também é necessário na prevenção, inclusive para os ciclomotores em que a velocidade máxima não seja superior a 40 km/h.
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